<object width="480" height="360"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/9R7UIG9KCbg?version=3&hl=pt_BR&rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/9R7UIG9KCbg?version=3&hl=pt_BR&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="480" height="360" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
Os usuários do transporte coletivo freqüentemente têm a necessidade de andar de ônibus para se locomover, deparam-se com problemas como superlotação, veículos sucatados, desconforto etc., e poucas vezes se perguntam se não têm o direito de exigir um transporte coletivo de qualidade, assim acontecem em todas as cidades do Brasil.
http://youtu.be/9R7UIG9KCbg
http://youtu.be/9R7UIG9KCbg
Poucos sabem que o transporte urbano que transita pelas ruas todos os dias é um Serviço Público delegado do Município ao particular, sendo que este possui a obrigação de prestá-lo de forma eficiente e adequada, cabendo ao Poder Público o dever de fiscalização e de intervenção para que este serviço seja prestado com qualidade. O inciso V do artigo 30 da atual Constituição da República Federativa do Brasil assim o prevê: “Art. 30” . Compete aos Municípios: (...) “V – organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial”.
O transporte coletivo, dentro do conceito latu sensu de Serviço Público, expendido acima, pode ser definido com um serviço de utilidade pública, pois visa a facilitar a vida da coletividade, colocando à disposição veículos para lhe proporcionar maior conforto, velocidade e modicidade na locomoção. Ora, como o próprio nome já diz, os concessionários de Serviços Públicos ou de utilidade pública têm como fim precípuo servir o público, sendo, portanto, inadmissível que o serviço seja prestado de forma dissiduosa, visando apenas o lucro gerado pela tarifa cobrada dos usuários. Dessa forma, inconcebível, no transporte coletivo, estarem até os corredores dos veículos lotados, fazendo com que, muitas vezes, trabalhadores se atrasem e coloquem em risco os empregos que os sustentam.
Em Ilha Comprida, as situações são: as tarifas é ate acessíveis, ou seja, baratas, R$1,50, mais o descaso com os usuários e alunos é estarrecedor, humilhante e vergonhoso. Os problemas freqüentes são: ônibus quebrados, descumprimentos com horários, interior dos ônibus uma imundice total, escapamentos expelindo fumaças para o interior do ônibus e falta de modicidade por parte da maioria dos motoristas e ao atendimento do setor de transporte. Já passei tanto aborrecimento que já pensei ate atear fogo nos ônibus, ao ficar horas esperando o ônibus no ponto, que chegou atrasar, quebrar, sair eixo com rodas, passando a frente do ônibus, diversos problemas mecânicos com os ônibus.
Tive recentemente um infarto conseqüência de muito estresse, mais graças a Deus estamos ai, e às vezes acabamos contribuindo com o descaso, irresponsabilidade ou má administração do setor de transporte coletivo, entre outros da administração Publica em Geral, ao nos calar e ser omissos ficando quietos vendo de camarote e presenciando o descaso, com nós usuários.
Pois em reportagem sobre os novos ônibus em 2009, os motoristas passaram por um curso com cerca de 20 dias de duração para preparar os motoristas para normas de operação, segurança e manutenção dos automóveis com a meta de oferecer segurança e maior vida útil aos ônibus. Com a chegada dos novos ônibus, a atual frota será reformada. A expectativa é que, dentro dois próximos seis meses, a Ilha conte com 22 ônibus na frota municipal.
Prefeitura da Ilha Comprida Adquiriu 14 ônibus para o transporte publico em maio de 2009.
Fotos da situação do Transporte coletivo da cidade descaso ou inrresponsabilidadedos.junho 2011.
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=ilha+adquiri+14+onibus&source=web&cd=1&ved=0CEAQFjAA&url=http%3A%2F%2Fdiariodeiguape.com%2F2009%2F05%2F26%2Fprefeitura-da-ilha-comprida-adquiriu-14-onibus-para-o-transporte-publico%2F&ei=UM3VTvXTMsff0QGi0q38AQ&usg=AFQjCNEEwVRgFEyRAaAn6S7OtWE20JgHhw
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=face%2Fonibus+ilha+comprida&source=web&cd=9&ved=0CGkQFjAI&url=http%3A%2F%2Fperuibenastrevas.blogspot.com%2F2010%2F04%2Fmare-sobe-e-onibus-atola-em-ilha.html&ei=aM3VTvrXDIreggfws_SWAQ&usg=AFQjCNGd38trOzvbCFPkQCog2WWnA624xw
