Vila de Pedrinhas no Rota do Sol...

A Jornalista, apresentadora e Editora da Rota do Sol, Rosana Valle, da TV Tribuna gravou reportagem na Vila de Pedrinhas e foi ao ar nesta 10/03/2012 veja fotos e matéria completa no link /Blog da Rosana: Clique aqui.

Roteiros turísticos de Ilha Comprida:


A cidade tem mais de 70 km de praias e fica a 200 km de São Paulo. Para chegar, pegue a Rodovia Régis Bittencourt até o trevo de Iguape, seguindo pela Rodovia Casimiro Teixeira (SP 222).

Sítios arqueológicos –São 28 áreas de preservação permanente, com conchas, ossos e outros materiais acumulados ao longo da história. O mais famoso é o Sambaqui do Nóbrega, que pode ser visitado.

Dunas de Juruvaúva – No passeio é possível conhecer as últimas dunas ainda intocadas do estado de São Paulo. Em alguns pontos, é possível usar as dunas como mirante, o porte da vegetação e aves da região. De lá, há a Trilha de Juruvaúva, com 3.600 metros de extensão e muitos atrativos naturais.

Vila Caiçara - Pedrinhas (almoço caiçara) – os moradores gostam de recepcionar os turistas e conversar. Em muitas vilas, há fogões a lenha, casas de pau-a-pique e pescadores tecendo suas redes. Também é possível comprar peixes. Uma das mais tradicionais da Ilha, a Vila de Pedrinhas, conhecida pela famosa cachaça com cataia. Alguns moradores servem almoço, como a Dona Ivone, mostrada na reportagem...
Capela de Vila Nova – A Capela Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1770. Ao lado, fica o Cemitério Caiçara, no Balneário Vila Nova (KM 17,5 - Boqueirão Sul).

Praia do Boqueirão Norte – É onde há o maior movimento de turistas. As praias da Ilha Comprida são consideradas pela Cetesb como "sistematicamente boas", o mais alto grau de qualidade durante o ano inteiro.

Roteiro de observação de aves – Ilha Comprida oferece aos visitantes roteiros de observação de aves. Um dos destaques na ponta Norte da Ilha é avistar os belos guarás vermelhos que ocupam toda a extensão do estuário lagunar Cananéia-Iguape-Ilha Comprida. A melhor época de observação é entre meses de setembro e fevereiro. A visitação é monitorada.

Espaço Cultural Plínio Marcos – Promove exposições culturais, mostras permanentes de artesanato e shows. Endereço: Avenida São Paulo, s/n, Balneário Adriana. Funciona diariamente, das 9h às 18h. Telefone: (13) 3842-2124.

Biblioteca Pública Municipal de Ilha Comprida – Rua Júlio de Almeida, 1.300 / De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Vila Nova / Vila Nova da Laje – antiga vila de pescadores, foi sede da Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha. É cercada de mistérios e lendas. Nela encontra-se o cemitério indígena e um grande sambaqui. Fica em frente ao Farol da Laje (KM 19,75, à direita do Boqueirão Norte).

Trilhas:- Juruvaúva/Pedrinhas: trilha com 7.450 metros de extensão e aproximadamente
três horas de caminhada. O retorno é feito por barcos pelo Mar Pequeno. Esta trilha liga duas comunidades caiçaras, a Vila de Pedrinhas e a Vila de Juruvaúva.

- Vila Nova/Sítio Arthur: trilha com 5.628 metros de extensão e aproximadamente com duas horas de caminhada, com retorno com barcos pelo Mar Pequeno. Esta trilha liga as comunidades caiçaras de Vila Nova ao Sítio Arthur.

- Trincheira: trilha com 2.100 metros de extensão que explora as belezas naturais do extremo Sul da Ilha Comprida. No percurso, avistam-se bromélias, falésias e, com sorte, é possível observar golfinhos no canal de Cananéia.

- Maravilha (Mar-Aves-Ilha) da Ponta da Praia: da trilha é possível observar aves, lagunas, visão panorâmica do estuário, do mar, da Serra do Itatins-Juréia, dunas, lagoa e ruínas. No caminho, pode-se visitar o antigo porto da balsa, onde o artesanato local é vendido.

Informações:
Prefeitura Municipal da Estância Balneária da Ilha CompridaAv. Beira-Mar, 11.000 - Balneário Meu Recanto
Divisão Municipal de Turismo: (13) 3842-7000


Mais de mais!