A questão do lixo está ganhando importância maior a cada dia


Os comentários a Ação do lixo urbano na cidade, são muitos de um os contras do outro, os a favor, da política tomada. Mais o problema é mundial e ainda não tomamos conta dos problemas, que o lixo urbano causa ao meio ambiente.
Atenção! Nossa Conscientização e a Redução do Lixo Urbano é uma questão de raciocínio, para nosso futuro e o bem do Planeta. Segundo a ONG BRASIL, cada brasileiro consome em media 800 gramas de lixo por dia, O Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo dia, e conforme o poder aquisitivo do cidadão mais se gera lixo. Se nossa cidade tem cerca de dez mil habitantes certamente produzimos cerca de 8 mil quilos de lixo por dia, (oito toneladas) que durante 30 dias produziremos cerca de 240 mil kilos de lixo (duzentos e quarenta toneladas), sem contar os lixos das indústrias, os lixos dos comércios e lixos marinhos.

A questão do lixo está ganhando importância maior a cada dia, sendo um dos maiores problemas das metrópoles, que já não é problema só de cidades grandes.
A produção das indústrias e o consumo são cada vez maiores incentivando maior  descarte.
Diariamente, uma grande quantidade de produtos recicláveis, como garrafas pet, plásticos, isopores e uma grande variedade de itens, se soma a um montante cada vez maior de lixo orgânico. Sendo que nem toda essa produção tem destino certo recomendado, como um aterro sanitário ou uma usina de reciclagem.
Partes destes itens descartáveis vão parar em rios, córregos, praias e em áreas verdes, poluindo a natureza e, por vezes o lençol freático. A quantidade de lixo marinho, nas praias e orla marítima é estarrecedor, assusta, e muito, os visitantes e moradores com a imundice do lixo nas praias e dunas, nos constrangendo com nossa receptividade ao visitante, que nos visita uma vez ou outra. Da qual a maior parte do lixo marinho, e descarte domestico, e limpo e reciclável, mas perigoso no habitat marinho.
Há vários meios de nos conscientizarmos, um fator muito importante e fundamental é o conceito dos 3RS, que segundo a agenda 21, para reduzir o volume do lixo produzido e, consequentemente, a exploração de recursos naturais e o impacto ambiental. Na qual a idéia de Reduzir, Reutilizar e Reciclar, e sem duvida um habito que tem que ser implantado por todos.
Acredito! Que a conscientização é fundamental, sobre a importância de se dar um destino correto aos resíduos sólidos urbanos (lixo orgânico). Assim como implantar projetos racional, na quais os lixos tenham uma destinação, depois de retirados os materiais reaproveitados. A parte que sobra é usada para produção de gás ou adubos para agricultura.
Na nossa cidade infelizmente a um lixão a mais de 10 anos, que as autoridades políticas administrativas, acordaram depois de o mesmo ser interditado. Mesmo assim o problema interno do lixo, no referido lixão a céu aberto ainda apresenta variadas formas de poluição, onde poucos se conscientizaram para o problema, e descaso para as gerações futuras. Que ainda apresenta variadas formas de poluição naquele local: Mau cheiro, proliferação de ratos e insetos, poluição visual e produção de liquido (chorume), que é mais poluente que o esgoto, que ao ser infiltrado nos lençóis freáticos e contamina as nascentes que abastecem rios e lagoas.
Mas, o mais chocante que acontece nos grandes depósitos de lixos, no país é certamente a poluição humana social: Numerosas pessoas, a maiorias crianças e mulheres, disputam resíduos desprezados pela população e pela firmas das grandes cidades.
A nossa querida cidade, é protegida pela APA (Área de Preservação Ambiental), mais mesmo assim produzimos lixos orgânicos, e aqui produzidos hoje, são levados a um aterro sanitário regularizado, que infelizmente gera um custo altíssimo. Mas se iniciarmos a conscientização e projetar desde já, projetos ambientais na cidade. Onde devem ser implantados contêineres, nos departamentos municipais, nas escolas municipais, mercado e nos balneários, para o incentivo de coletas de resíduos recicláveis e auxilio coletivo, criação e uma conscientização ambiental, com iniciativas conscientes através de planejamentos e programas de coleta seletiva, eficiente, para que posamos obter de imediato sucesso, com implantação e manutenção imprescindíveis. Assim como uma criação de um consorcio intermunicipal, com as cidades com o mesmo problema que o nosso.
Quem sabe se cada um fizer sua parte, as estatísticas mudam para melhor, e o planeta agradece

Mais de mais!